- Área: 346 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Simon Oberhofer
-
Fabricantes: AutoDesk, Dana, Eternit, Faszino, Hoxter, Josko, Jotun, Molto Luce, Ragno, Trappa, ZMP
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Villa Marie está situada em uma encosta com orientação sul na região alpina no norte da Áustria, caracterizada por uma geografia suave e esplêndidas vistas para os Alpes austríacos. O projeto se define através de dois elementos principais: o conceito de bangalô, onde todo o programa está organizado em um mesmo e ao redor de um espaço central articulador e um amplo terraço aberto coberto que articula es espaços interiores e exteriores orientado em direção oeste. O generoso espaço da varanda serve como elemento de conexão entre o espaço social da casa e o amplo jardim do lado de fora, ampliando a área de uso comum e aproximando os moradores da esplêndida natureza da região alpina austríaca. Além disso, um enorme vazio aberto sobre a varanda permite tanto melhor iluminar os espaços internos da casa, quanto separar a área de varanda em dois espaços cobertos e de características distintas.
Interior e exterior se confundem e se sobrepõe sem que possamos perceber aonde um começa e o outro termina. Uma enorme porta de correr de vidro praticamente desaparece fazendo com que os espaços interiores pareçam fluir livremente para o lado de fora. abre o espaço principal para o espaço externo, ligando os interiores aos exteriores. Três separações funcionais definem o conjunto da área de estar central, que pode ser ampliada de acordo com as necessidades de cada ocasião. A disposição destes três volumes criam um espaço aberto contínuo de frente para o jardim, que permitem expandir o espaço principal da casa. Recortes nas paredes divisórias, permitem vislumbrar toda a extensão deste espaço que também se espalha para o lado de fora através das grandes aberturas de vidro.
Estes três volumes que caracterizam o coração da casa, também incorporam os principais programas do edifício, com a área de cozinha de um lado, a lareira e a área de estar do outro e os armários e espaço de armazenamento no terceiro. O volume de madeira, apoiado sobre um platô elevado, parece tocar a superfície do terreno com delicadeza junto a fachada norte, onde encontra-se o acesso da casa e uma entrada para o subsolo. Toda a estrutura madeira foi pré-fabricada e montada no local com o auxilio de guindastes, tornando o processo de construção mais eficiente e sustentável.
Painéis leves se madeira representam o principal material construtivo das estrutura de piso e teto deste edifício, definindo a atmosfera da arquitetura da casa, criada pelo constaste entre a madeira queimada e as superfícies de fibrocimento da fachada. Os interiores, amplos e bem iluminados, se destacam pela paleta de materiais utilizados para compor com o piso e o forro de madeira.
Os volumes criados para separar os espaços da casa em frente ao jardim e a varanda foram acabados em madeira mais escura, destacando sua importância no conjunto de espaços interiores. Todos os materiais, texturas e cores foram pensados para permitir que a Casa Villa Marie pudesse se transformar em um espaço vibrante e aconchegante para a vida em família.