-
Arquitetos: Studio KO
- Área: 3 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Dan Glasser
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dedicado ao trabalho do lendário estilista francês, o Museu Yves Saint Laurent Marrakech (mYSLm) abriu suas portas no outono de 2017. Abriga uma importante seleção da Fondation Pierre Bergé – uma coleção impressionante da Yves Saint Laurent, que inclui 5.000 itens de vestuário, 15.000 acessórios de alta costura, além de dezenas de milhares de esboços e objetos variados.
O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura francês Studio KO, fundado pelos arquitetos Olivier Marty e Karl Fournier. Situado na Rue Yves Saint Laurent, adjacente ao famoso Jardim Majorelle, o novo edifício ocupa mais de 4.000 m² e é mais do que apenas um museu. Possui um espaço de exposição permanente de 400 m², mostrando o trabalho de Yves Saint Laurent em uma cenografia original projetada por Christophe Martin; espaço para exposições temporárias de 150 m², auditório com 130 lugares, livraria, café-restaurante com terraço e biblioteca de pesquisa com 5.000 livros.
A coleção da biblioteca inclui livros sobre história, geografia, literatura e poesia árabe e andaluz, além de numerosos volumes relacionados à botânica, à cultura berbere, à obra de Yves Saint Laurent e ao mundo da moda. Enquanto pesquisava os arquivos do designer em Paris, o Studio KO ficou intrigado com a dualidade entre curvas e linhas retas e a sucessão de cortes soltos e limpos. Do lado de fora, o edifício é composto de formas cúbicas adornadas com tijolos que criam um padrão semelhante a fios de tecido. O interior é marcadamente diferente, como o forro de uma jaqueta de alta costura: luminosa, aveludada e suave.
Construído em terracota, concreto e terrazzo de cor terrosa com fragmentos de pedra marroquina, o edifício combina harmoniosamente com o ambiente. Os tijolos de terracota que embelezam a fachada são feitos de terra marroquina e produzidos por um fornecedor local. O terrazzo usado para o piso e a fachada é feito com uma combinação de pedra e mármore local.
Métodos excepcionalmente precisos para conservar tecidos foram implementados pela Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, que trabalha há mais de uma década no arquivamento do trabalho do falecido designer. Em colaboração com a X-Art, especialistas em conservação preventiva, o museu de Marrakech possui um sistema de ar condicionado completo com controle de temperatura e umidade para garantir que cada item, seja um vestido de alta costura da coleção em exposição ou um livro raro nos arquivos do porão, permaneça preservado em perfeitas condições.
A acústica de ponta do auditório foi projetada pelos arquitetos em colaboração com o Theatre Projects Consultant. Isso permite a programação de shows, exibições de filmes e conferências em um espaço separado e com tratamento e isolamento sonoro. Após um estudo aprofundado, os engenheiros de iluminação I.C.O.N instalaram a iluminação dos espaços externos ao redor do museu, do interior do museu e a iluminação ambiente do espaço de exibição.