- Área: 1 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Simon Menges
-
Fabricantes: Forbo Flooring Systems, Kalzip, Schüco, Trilux, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia do projeto busca solucionar o conflito arquitetônico entre o grande volume do novo complexo esportivo e os edifícios de pequena escala nas proximidades. Por outro lado, o novo edifício deveria ser incorporado à paisagem circundante existente, sem negar sua função de ginásio de esportes e clube esportivo.
Embora seja relativamente grande, o edifício dialoga bem com o entorno do terreno devido ao seu recuo na parte superior. Mesmo assim, formas precisas e materiais brilhantes permitem que o edifício se destaque com confiançacomo pavilhão esportivo.
A entrada principal, uma área coberta de proporções generosas no lado noroeste, dá ao edifício uma identidade única e também serve como uma pequena arquibancada para o campo esportivo adjacente. Aproveitando a forma de terraço da área, a maior parte do pavilhão é dividida em uma seção circunferencial inferior com o ginásio esportivo como peça central.
Além de honrar o princípio arquitetônico clássico de "a forma segue a função", a forma cúbica simetricamente estruturada do edifício se mistura com a área circundante naturalmente, como se sempre estivesse ali.
Tanto na direção longitudinal quanto na transversal, o novo edifício é desenhado simetricamente. O foyer se abre para o ginásio e o corredor de acesso transversal ao longo dele. A partir daqui, o próprio ginásio já é visível através de grandes janelas panorâmicas com nichos de assentos, oferecendo perspectivas interessantes. Do corredor, o caminho é curto para acessar todas as áreas funcionais do edifício.
Com base em uma grid construtivo econômico de 4,45m de comprimento e 4,60m de diâmetro, a estrutura de suporte do novo ginásio esportivo é uma construção de aço leve com vigas de aço.
Os painéis de alumínio perfurado (chapa perfurada) servem como "rainscreen", uma forma de revestir a fachada que permite a drenagem da água da chuva e a condensação produzida atrás da superfície do revestimento, por diferenças de pressão. Além disso, com ventilação natural ao redor do edifício, o sistema impede seu aquecimento nos meses de verão. Juntamente com as janelas de alumínio, a materialidade da fachada (alumínio anodizado) reduz os custos de manutenção do edifício.