-
Arquitetos: forma Architecture
- Área: 135 m²
- Ano: 2017
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro de Entre Cerros, San Carlos de Bariloche, o "Andinas Mellizas Patagônicas" é um projeto de duas casas geminadas de 65m2 cada. Entre espinheiras-santas, ñires e ciprestes, na encosta da Montanha Ventana e voltados para o lago Gutierrez e para as encostas da Montanha Catedral, os dois volumes são erguidos, deixando o manto natural do solo passar livremente por baixo deles com a intenção de gerar o menor impacto possível na floresta. De plantas idênticas, o que as diferencia são inclinações que o terreno possui. Buscou-se uma compreensão sensata do contexto, tanto no corte como na planta, a forma se abre em direção à paisagem. A fachada frontal é inclinada para fora, gerando assim o beiral de acesso e o espaço interior extra, extrapolando a planta.
Parcialmente pré-fabricado em uma oficina e transportado para o local, para obter um produto consistente com a técnica, todo o projeto é modulado com base nas dimensões das placas de reforço OSB de 1,12m x 2,44m. Assim, a construção foi simplificada e os recursos foram maximizados com um descarte quase zero. Seguindo a consistência da modularidade, optou-se pelas chapas fenólicas do revestimento interior cortadas em 20cm para o interior do módulo, também economizando tempo e material.
As janelas contrastantes geram ventilação cruzada como um meio passivo para o resfriamento. A grande abertura voltada para o noroeste, com vista para as colinas, é o resultado de uma desmaterialização da parede, uma janela em direção ao esqueleto da estrutura, mostrando a modularidade da mesma.
Como cobertura externa foi usada chapa ondulada preta, onde a cor ajuda a gerar calor passivamente no inverno. Acreditamos que a sustentabilidade não é medida apenas na quantidade de painéis solares, mas é um termo muito mais amplo que abrange, desde o uso responsável dos recursos naturais para eficiência construtiva (a madeira é um recurso renovável e tem uma emissão de carbono negativa, pois acumula carbono), evitando o descarte e economizando tempo e dinheiro. Já o termo passivo significa ser mais eficiente em relação à energia com questões simples como orientação, ventilação cruzada, cor do revestimento externo e bom isolamento térmico.