- Área: 599 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Kyoungtae Kim / Jinhyu Kim
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Adobe, Autodeks, Catalano, Eagon, FILOBE, Geberit, Keuco, LG Hausys, McNeel, Sto, Viabizzuno
"Quad" confere forma às forças invisíveis do código de construção de Seul, das necessidades de estacionamento e do mercado de aluguel em quatro segmentos muito diferentes. Cada segmento recebe uma massa, fachada e layout distintos com diferentes espaços de aluguel. Este projeto representa um estudo na proporção propositadamente incômoda e nos detalhes sutis, uma maneira de criar identidade, dado que de outra forma seria padrão e materialmente contextual.
O térreo é usado como um estúdio de design de moda e estacionamento. Este pavimento é feito de volumes de concreto em um espaço aberto, como ilhas ao mar. Cada volume foi fundido em formas cobertas por finas folhas de plástico, contrastando com as superfícies de concreto aparentes e lisas. Os pavimentos 2 e 3 contêm apartamentos de um quarto, os mais comuns no mercado de aluguel.
O volume foi dividido em 4 unidades em cada pavimento. Painéis de granito - comuns no bairro - foram usados como material de fachada. Ao contrário dos painéis usados na vizinhança, neste caso eles foram usinados à máquina o mais superficial possível para criar um padrão inesperado.
O 4º pavimento é criado com a adição de ambientes retilíneos. A diferença entre o 4º andar e o volume abaixo cria pequenos espaços de terraço que pertencem a cada apartamento. O revestimento quase preto enfatiza o recuo desse nível. O pavimento superior é um volume oblíquo dividido por paredes de concreto curvas. Este pavimento é envolto por chapas de metal e há apenas uma janela visível desde o lado de fora. A sala de estar está aberta para um espaço externo privado, cercado por altas paredes com pedras brancas no chão.