- Área: 129 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: AutoDesk, Carpintería, Guimaraes Dias, Lumisystem, Palimanan, Trimble Navigation, Zé Madeiras
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em meio à Mata Atlântica no litoral paulista, a Casa Iporanga parece brotar do terreno em que está implantada.
As limitações de ocupação do terreno impuseram um programa enxuto. São duas suítes no pavimento de acesso e, no pavimento inferior, uma sala-varanda ligada ao deck e à piscina, que se debruça sobre a mata com o mar ao fundo.
O acesso à casa é feito por uma “ponte” que liga à rua e serve como abrigo de automóveis. O hall de entrada abre-se para a mata circundante e resolve a circulação vertical, abrigando a escada que leva liga ao o piso inferior e a à galeria de distribuição para as duas suítes que – através de uma varanda longilínea – se abrem para a vista ao mar.
Neste pavimento optou-se pelo processo construtivo em wood-frame revestido internamente por placas cimentíceas e externamente por peroba rosa proveniente de demolição, o que possibilitou uma obra rápida e limpa.
O pavimento inferior, que toca o solo, se desenvolve construtivamente em concreto armado e pedra, conectando o interior e exterior através de generosas aberturas.
Toda a área social da casa está integrada em um ambiente, que faz as vezes de sala, varanda e cozinha com churrasqueira compacta. O ambiente abre-se tanto para a vista frontal de mar e mata quanto para um exuberante jardim, onde a protagonista é uma palmeira remanescente da mata original.
O deck descoberto abraça a piscina que se lança sobre a mata num plano inclinado, proporcionando leveza ao pousar sobre o terreno, além de uma privilegiada vista para o mar.