-
Arquitetos: goldbrunner, hrycyk
- Área: 955 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Stefan Müller-Naumann
-
Fabricantes: ADLER, Binderholz, Forbo Flooring Systems, KEIM, Nuprotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Todas as salas do jardim de infância estão agrupadas em torno de um parquinho interno central com abertura zenital, um espaço que se abre para o pátio ao sul. Na hora da saída, o pátio coberto serve como vestiário, ponto de distribuição e também de orientação.
Durante as estações, o pátio coberto é um local de encontro e espaço de aventuras. Os eixos visuais das salas voltadas para o salão interno central e entre os pavimentos aumentam a sensação de uma centralidade forte.
Em termos urbanos, o edifício se posiciona em um ambiente heterogêneo como um bloco. O piso térreo fica ligeiramente abaixo do nível da rua, a fim de capturar a situação do pátio do jardim de infância e criar uma situação de dois andares. O jardim de infância se abre com seu salão de aventuras e sala polivalente no piso superior deste pátio.
Uma seção cúbica generosa no sul na entrada principal garante sombreamento suficiente e um teto para conversas e reuniões. Todas as salas de grupo estão orientadas para o norte e leste, olhando para o extenso espaço natural. A zona secundária com o corredor, a cozinha e os banheiros é zoneada a oeste.
As duas escadas de incêndio integradas fazem uma conexão de forma emocionante entre o piso superior, o pátio e a área externa. O edifício foi realizado em madeira maciça e foram considerados os métodos passivos de conforto. Superfícies de madeira e materiais naturais definem a atmosfera.
Muitos nichos para brincadeiras e espaços de escalada são integrados aos móveis ou sob a escada principal. O edifício é cercada por um jogo de ripas de madeira levemente iridescentes, com áreas abertas e fechadas. Atrás das ripas de madeira mais abertas estão as janelas das zonas secundárias.