- Área: 3480 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Epaillard + Machado
-
Fabricantes: AutoDesk, Blocstar, Diamant, Junckers, Schüco, Siniat, Tarkett, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reconstrução do Ginásio Pompidou é uma fase fundamental na regeneração de um bairro que está passando por mudanças rápidas em Courbevoie. Aproveitando sua localização na esquina de dois dos principais eixos da cidade, o projeto assume uma função essencial de reparo urbano entre as alturas heterogêneas dos edifícios, um elo entre o patrimônio histórico da cidade e a ambição de futuras instalações. A sobriedade geral do volume do edifício contribui para a sua integração urbana e confere a formalidade de um edifício público.
O desafio do projeto foi integrar um grande número de funções e espaços em um pequeno local: atividades esportivas como pavilhão com estandes, dojo, sala de treinamento, estúdio de dança e ainda campos de jogos ao ar livre; atividades culturais que incluem salas de música dedicadas à orquestra harmônica municipal; e também o serviço municipal de jardins realocados.
A coexistência dessas três entidades responde a restrições operacionais muito diferentes, daí a troca com a extrema e necessária compacidade do edifício.
A proposta baseia-se na superposição racional dessas funções em três níveis facilmente acessíveis. Essas rotas de acesso se adaptam a diferentes públicos, fornecendo visualizações e transparências em todas as áreas do projeto.
O edifício mantém um diálogo íntimo com a cidade, que se projeta dentro e, ao mesmo tempo, se abre para o ambiente: grandes janelas no térreo proporcionam ao transeunte uma ampla visão da atividade dentro dos cômodos enquanto as áreas de recepção envidraçada no andar de cima têm vista para o bairro.
O volume geral da construção é composto por camadas horizontais - bloco alternado de concreto branco e aberturas de vidro de altura total - que contribuem para o projeto unificado.