- Área: 220 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Favaro Jr.
“Sensações. Perturbações que capturem o olhar e tragam o estar. Um dentro-fora. Curvas.” A essa primeira escuta se adicionava a localização com vista para um lago ea beleza natural do cerrado brasileiro no entorno. Assim teve início o programa da residência. Com a sensação de liberdade para criar, iniciei uma reflexão e revisitei meu repertório estético. Folha em branco, começo os croquis, relembro meus estudos do renascimento e odeslumbramento com as esculturas italianas.
Tenho uma ideia que vem de encontro ao pedido do cliente: a casa girando em torno de uma sala circular e uma escada como elemento helicoidal ascendente de ligação. Externamente, dois anteparos acolhem uma árvore retorcida do Cerrado e conduzem a dois caminhos: um deles para o hall de entrada, coberto com um teto jardim, e o outro como acesso à área de lazer. Com raios diferentes entre si, esses anteparos ao corpo cilíndrico são empenas cegas que dão movimento e perspectiva ao olhar do espectador, remetido novamente ao movimento espiral – agora na fachada frontal e integrando a vegetação nativa à nova habitação.
A esse conceito se juntou o repertório modernista brasileiro. Mesmo depois de nove décadas da Semana de Arte Moderna ainda somos influenciados pela clareza dos materiais aparentes nas estruturas e fechamentos, assim como na lucidez das formas em relação ao conteúdo interno. A plasticidade do concreto armado estabeleceu uma relação direta com o modelo estético concebido, o que viabilizou cômodos sempre com um painel completamente aberto para o exterior e, ainda, a preservação de elementos puros e aparentes: sem interferência de informação desnecessária. A rusticidade do concreto aparente também se insere no ambiente da casa, o cerrado brasileiro.
Projeto amadurecido e método construtivo definido. O mesmo conceito foi levado ao paisagismo de forma sustentável, criado para manter a estética do cerrado: o colorido dos Ipês, dos Buritis, das Cagaitas, as cavalinhas e seus canículos delicados somados à beleza das flores de Calliandras. A liberdade de concepção neste projeto possibilitou um olhar atento ao local onde a casa foi construída, à memória estética tanto minha como a do cliente e, essencialmente, às sutilezas do habitar.