- Área: 51 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ivan Brodey
-
Fabricantes: Fritzøe, Futonota, GRAPHISOFT, Moelven, Thaugland
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto de reabilitação interior de uma casa numa urbanização em Nesodden – uma península na área metropolitana de Oslo, na Noruega – todas as paredes interiores foram demolidas criando um novo espaço, amplo, com vista para três dos lados da casa. Para permitir que a luz penetrasse este novo espaço, foram erguidos ripados de madeira a dividir as diferentes zonas da casa. As zonas destacam-se pelas vigas de madeira no teto, em conjunto com a iluminação que lhe devolve este ar de construção rústica em madeira.
A diferença de nível entre os diferentes espaços permite utilizar o mesmo para arrumação. O pavimento existente é mantido e restaurado, deixando as marcas da posição das paredes anteriores preenchidas com novas tábuas de madeira. A lareira e as escadas existentes que fazem a comunicação com o quarto no piso inferior, foram mantidas tal como foram encontradas, integrando-se com o novo projeto.
Uma das novas zonas sobrelevadas da casa é revestida de tapetes tatami que permite sentar no chão. E embora sentar no chão não seja um costume europeu, a zona é bastante popular entre os amigos e família dos proprietários, que exploram o espaço em diferentes situações sociais. Apesar de não se tratar de uma shotgun house tipicamente americana, é possível encontrar recorrentemente referências a esse vernáculo, entre os elementos escandinavos e japoneses, através da abordagem simples e direta ao desenho do jardim.