- Ano: 2019
-
Fotografias:Victor Affaro, Marko Brajovic
Na Vila Madalena, em São Paulo, hortifrúti Vila de Terra é exemplo de arquitetura inclusiva e adaptada ao entorno. Explorar o potencial da Permarquitetura, cuja base é que cada projeto construtivo esteja em simbiose com o entorno natural, cultural e produtivo do local, foi o gatilho que impulsionou a reformulação de um hortifrúti no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, e aproximou-o ao máximo da ideia do que é ser uma empresa com propósito.
O antigo Natural da Terra virou Vila da Terra pelas mãos do Atelier Marko Brajovic + Daniela Ruiz com a tarefa de criar um impacto positivo na região com ações que incluem desde uma escola de plantio orgânico, até uma feira de pequenos produtores que ocupa o espaço.
Elementos da demolição da construção anterior foram integrados como matéria-prima para a ressignificação do novo prédio, assim como estruturas que incorporam o conceito de reciclagem em materiais e no design. As áreas destinadas a cada atividade foram projetadas para permitir uma ocupação constante e distribuída do espaço onde as diferentes funções (de venda, aprendizado, descanso, reunião e trabalho), se integram. Na organização espacial, destaque para o paisagismo que traz para o local canteiros produtivos e verdejantes com mais de 100 espécies entre pancs, temperos e ervas medicinais, e cria um elo entre o edifício e Praça das Corujas, logo em frente.
A primeira fase do projeto pretende testar conceitos, dinâmicas e o “metabolismo” do prédio transformado, para que em 2020 a segunda fase da reforma, seja ativada. “A ideia é que a construção seja feita em um processo gradual e orgânico, em constante adaptação em relação às funções externas e internas desse organismo chamado arquitetura”, explica Marko Brajovic.
Texto descritivo de Maria Beatriz Gonçalves