Descrição enviada pela equipe de projeto. Ranjit e Renu, um casal que mora em Dubai com seus dois filhos Jay e Nanda, procuraram os arquitetos com uma imagem clara em mente sobre o que queriam ao projetar sua casa. O casal é muito orgulhoso de sua cultura e tradição e queriam passar esses valores para seus filhos, que atualmente residem em Dubai, lugar onde tradições e culturas são polos à parte. Daí surge a necessidade de ter uma casa alinhada com a tradição, combinada com o estilo contemporâneo. A ideia é que a casa mantenha seus filhos enraizados aos seus valores familiares.
O terreno de 325 metros quadrados está localizado em uma rua privativa, longe da agitação caótica da cidade de Kozhikode, e ainda assim está bem conectado à cidade. O desejo humanista de estar culturalmente conectado ao entorno se reflete na arquitetura harmoniosa: uma tipologia que pode ser identificada com uma região específica. Essa faceta da arquitetura está presente na linguagem espacial e na forma, e transparece no edifício urbano.
Um projeto sensível ao clima, com telhados inclinados e grandes beirais, está posicionado para combater as monções pesadas. Espaços semi-permeáveis, como pátio e grandes extensões de varanda da sala de jantar, aproveitam o clima tropical de Kerala. São linhas horizontais lineares e vastas formas de telhado em balanço tecendo em torno das árvores residentes, e grandes extensões de vidro obscurecem os limites espaciais entre o jardim e a casa.
A pessoa experimenta uma sensação de infinito enquanto caminha pelo plano aberto dos espaços, que são demarcados um do outro por portas duplas de correr e, em alguns casos, sem barreiras. Em vez de ter espaços demarcados convencionalmente, a casa responde espontaneamente ao ambiente, optando por se deparar com vistas gratificantes de quartos estrategicamente posicionados. A escada de chapa de aço dobrada se une à leveza dos espaços ao seu redor.
O fluxo espacial leva em consideração a exigência da família de segregar o espaço coletivo e privativo. O piso térreo tem uma sala de estar, sala de jantar, sala de puja (sala reservada para preces religiosas), sala de entretenimento, duas cozinhas e um quarto de hóspedes; enquanto o nível superior tem dois quartos, uma escada e um terraço coberto. Há uma parede em branco atrás do terraço que corta o calor na direção sul.
A área de jantar, cozinha aberta e sala de família estão concentradas no salão central, que é o espaço principal da casa. Possui ventilação nos quatro lados da sala, que atua como o pulmão da unidade, que respira e distribui o ar para diferentes zonas do espaço central. O bloco térreo é composto principalmente por perfis de aço para tornar a estrutura mais leve e aterrá-la com uma estética cinzelada.
A laje, tijolos e janelas são dobrados com detalhes meticulosos. O teto possui isolamento acústico de calor e água, combinado e detalhado. O detalhe da borda do telhado também tem um desenho personalizado, que fornece um perfil final nítido. Em poucas palavras, este projeto acomoda uma família tradicional indiana e princípios tradicionais de vida, mas ao mesmo tempo é concebido como uma casa extremamente contemporânea e moderna. Esta residência representa um luxo redefinido: o luxo de diferentes experiências.