- Área: 200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Esteban Arteaga, Alfonso Spoliansky
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência - um galpão de dois pavimentos e uma base - está localizada em uma colina com vista para o lago Llanquihue e os vulcões Osorno e Calbuco. O desejo do casal consistiu na predominância de vistas, exposição ao sol e na versatilidade e amplitude dos espaços interiores, além da possibilidade de incorporar materiais nativos reciclados e elementos de mais de um século que os proprietários coletaram por anos a fim de incluir em sua futura casa.
O trabalho foi realizado em conjunto com o proprietário artista com quem, por meio de um diálogo constante e criativo, deu forma ao desenho, ao layout da casa e ao design de interiores, onde nasce este trabalho eclético intimamente ligado à tradição da região, à paisagem, à criatividade e ao impulso de seus proprietários.
Tendo isso vista, um volume alongado foi projetado em dois andares, uma forma que surge do resgate do celeiro - construção vernacular dos campos no sul do Chile -, que é assentado no terreno considerando as encostas e gerando o espaço de armazenamento na parte inferior. A casa é acessada por um volume opaco ao leste que, já no corredor, revela um belo jardim de inverno de dupla altura recebendo o sol da tarde e alimentando a casa de vida e calor.
O jardim de inverno desempenha o papel de articulador e centro da casa. No lado norte um espaço de pé-direito duplo, que remete à forma de um galpão, abriga a área social, a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha integrada, emoldurada por outra sala de estar no segundo andar.
Na ala sul, a área mais privada é distribuída entre dormitórios, escritório e banheiros. Ao volume, completamente envolto por uma primeira camada de revestimento metálico cinza-azulado, é adicionada uma camada dupla nas fachadas norte, leste e sul, consistindo em elementos de lariço reciclado dispostos diagonalmente em uma estrutura metálica, o que confere movimento a casa