- Ano: 2019
-
Fotografias:Simon Devitt
-
Fabricantes: APL NZ, Chant, Duravit, Equus warmroof, Eterpan Xpressclad, Inlite, Laufen, Meta mixers, Neolith, Trimble Navigation, VMZINC, Vectorworks, leisurelite supreme, solaris opening louvres
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um vale relativamente restrito que corre para o norte em direção ao mar, com montanhas proeminentes a leste e oeste. É composto por vegetação nativa em regeneração, com uma área de gramado aberto entre a residência e o mar.
Embora a área geral seja de 5,3ha, a região edificável é relativamente pequena, restringida pela estrada ao sul, pelo terreno inclinado ao leste e oeste e pelo recuo de 30 metros na costa. Um sítio arqueológico obriga a um recuo de 10m a partir da fronteira do lado oeste, e os Engenheiros Geotécnicos identificaram uma "Linha Limite de construção”, que restringia a construção a oeste do vale. Uma altura máxima de 5m trouxe outra restrição rígida.
A residência é outra iteração de nossas casas de “acampamento”, nas quais três alas separadas estão quase paralelas uma à outra, seguindo a inclinação do terreno e rotacionando suavemente no plano como a queda da colina. Níveis foram estabelecidos para garantir vistas de cada ala sobre a da frente. Isso garante que elas se encaixem na paisagem e minimizem o impacto de um único edifício grande quando visto desde o mar. O plantio entre as alas também oculta o tamanho real da edificação.
A ala inferior abriga sala estar, jantar, cozinha e um terraço muito generoso. O nível médio contém três dormitórios. A ala superior é uma casa de hóspedes independente.
Os clientes queriam concreto. Em vez de uma casa com paredes de concreto, desenvolvemos uma linguagem usando molduras expostas finamente detalhadas de concreto pré-moldado, com estruturas leves revestidas em Eterpan colorido como preenchimento. Isso cria um ritmo adorável, articula as massas e rompe a extensão do telhado quando visto de cima. As paredes envidraçadas são decoradas com painéis de madeira compensada.
Grandes saliências na maioria das janelas fornecem sombreamento para um controle solar eficiente e também garantem que as aberturas sejam recuadas para reduzir a visibilidade desde o mar, minimizando a reflexão dos vidros.