-
Arquitetos: A+[eu] Arquitectura y estrategias urbanas, Escala Arquitectos; A+[eu] Arquitectura y estrategias urbanas, Escala Arquitectos
- Área: 2470 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:LGM Studio - Luis Gallardo
-
Fabricantes: Hansgrohe, Comex, Gerdau Corsa, Helvex, Magg, Marmex, Otis
Descrição enviada pela equipe de projeto. A re-densificação urbana representa um duplo desafio para os arquitetos: resolver espaços habitáveis de alta qualidade e obter uma inserção respeitosa em um contexto previamente construído.
Os regulamentos exigentes, bem como a busca de alto retorno financeiro pelos investidores, muitas vezes se tornam os detonadores do projeto e da criatividade porém, quando bem aproveitados, são ferramentas que promovem edifícios de alta qualidade arquitetônica e minuciosa fabricação.
O projeto do edifício LC 843 está baseado na intenção de criar espaços de alta qualidade, maximizando a iluminação e as vistas sem afetar a privacidade dos habitantes. A organização de 12 apartamentos onde antes existiam duas casas nos obriga a pensar no uso máximo de recursos - capital, territorial, ambiental - sem sacrificar a qualidade espacial desejada por um mercado altamente exigente.
O edifício é composto por 4 pavimentos e um subsolo, com 3 apartamentos por andar organizados em torno de 3 pátios paisagísticos para aumentar o bem-estar dos habitantes. A estrutura é resolvida com paredes e pilares de concreto armado, permitindo que os espaços sejam mais abertos e fluídos. Não há acrobacias geométricas ou resíduos caprichosos, o desempenho do edifício é a base para as decisões de projeto.
Os materiais de construção proporcionam uma sensação de calma e bem-estar: mármore travertino, pedra de basalto, madeira de carvalho, aço e concreto aparente. Gostamos de pensar que o edifício envelhecerá com dignidade, com menos requisitos de manutenção para seus futuros habitantes.
O jardim central, coração do projeto, é vivido por todos os apartamentos e em todos os níveis, a natureza sempre presente fora e dentro do edifício. Sistemas automatizados de irrigação e coleta de esgoto e água da chuva garantem uma melhor adaptação das mais de 30 espécies do projeto paisagístico.
No telhado, os serviços estão concentrados na menor área para permitir a maior quantidade de superfície utilizável, um espaço de uso comum que promove a interação social e o desfrute de uma das ruas mais bonitas da cidade.
Um jardim em um edifício, um edifício na cidade. A cidade como habitat humano do século XXI: a re-densificação pode resolver os desafios ambientais de nossos tempos, aproveitando o território, a infraestrutura, o espaço e a luz.