- Área: 238 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Cesar Béjar
-
Fabricantes: AutoDesk, Cemex, Colomer, Interceramic, Oriol
Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência de férias projetada em um único andar para alojar um casal e seus convidados. A obra foi construída em um lote regular de 20 metros de cada lado, localizada em um clube de golfe na cidade de Mérida. A resposta arquitetônica em um único nível foi importante já que permitiu obter 10% de ocupação adicional do solo (COS) e aproveitar as árvores nativas que já se encontravam no terreno. Com a ideia de compactar o construído e de atender à demanda particular de otimização do usuário, foi desenhado um módulo de 17 metros de frente por 14 metros de fundo, formando uma peça de 238 m2.
O centro do projeto é a sala de jantar, a qual se abre em formato de cruz para a sala de estar, cozinha, estúdio-quarto de hóspedes, e terraço-piscina. Trabalhou-se com as alturas para diferenciar os espaços do programa e para gerar ventilação e iluminação naturais em todos os espaços. A cozinha e a sala de jantar se conectam por meio de uma estrutura de madeira de sapoti que carrega a laje leve a 4,5 metros de altura, que permite a saída de ar quente que entra na casa e permite a entrada de luz natural.
Em termos de material, utilizou-se três tipos de acabamento: pisos de porcelanato cinza em toda a casa, com peças em formato 1,20 por 0,60 metros para perder a divisão do programa na casa; as paredes a base de cimento polido aparente com a ideia de demandar a menor manutenção, e os detalhes em madeira de Tzalam para contrastar e aquecer os espaços.
A forma é o resultado do que acontece no interior do volume de concreto, o qual se desdobra de um embasamento de pedra, tentando flutuar sobre o terreno. Trabalhou-se uma linguagem lógica, onde se demarcam as lajes e paredes por meio de vincos para dar longitude à fachada. Propôs-se também uma parede-bandeira no estacionamento, para romper o volume de concreto e demarcar a horizontalidade das lajes.