- Área: 4270 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Takuji Shimmura, Karel Balas
Descrição enviada pela equipe de projeto. No momento em que nossos filhos estão se mobilizando para salvar o planeta e nos responsabilizando individual e coletivamente, nós, arquitetos e construtores, temos a obrigação moral de reduzir a emissão de carbono gerada por nossas construções. Temos que mudar fundamentalmente a maneira como fazemos as coisas, adotar diferentes sistemas de construção e usar materiais de origem biológica e recicláveis.
O edifício da Santé Publique, a agência de saúde pública francesa, está localizado nos limites do Bois de Vincennes, de onde busca inspiração. Ela é feita inteiramente de madeira: estrutura, piso, fachadas…
A forma é traduzida como ramos colocados no chão que crescem como braços abertos e protetores. Este projeto simboliza a missão desta instituição, que supervisiona a saúde de todos os que vivem na França. O objetivo é ser exemplar em termos de impacto no meio ambiente e na saúde.
O projeto criou um espaço agradável que leva em consideração o bem-estar de seus usuários. Utiliza procedimentos e materiais de construção naturais e recicláveis, livres de todos os solventes e plásticos. Os espaços de trabalho são luminosos e bem isolados em termos de som e têm amplas vistas para a paisagem circundante.
As escadas são de tamanho generoso e naturalmente iluminadas para incentivar as pessoas a caminharem de um andar para o outro, em vez de utilizar os elevadores. Os espaços comuns foram criados para estimular a interação e sediar reuniões e conversas informais. O restaurante e pequenos cafés nos vários pavimentos são acolhedores e íntimos.
Grandes terraços mobiliados estão disponíveis para quem quer comer no exterior e apreciar a bela vista sobre o parque arborizado. Os três jardins ao redor do edifício são pedagógicos, cada um organizado em torno do tema de plantas benéficas, curativas ou nocivas.