- Área: 340 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manolo R Solís
-
Fabricantes: Artesano MX, AutoDesk, David Pompa, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em um terreno de frente para o mar, imerso na costa de Yucatán, com sete metros de fachada. Com o intuito de respeitar o terreno onde foi erguida, a casa é disposta em uma estrutura cartesiana de lajes e pilares de concreto que, à distância, pretendem aparecer com uma grande leveza, nunca dominando a paisagem. A forma esbelta e aerodinâmica responde ao local, permitindo que o fluxo de ventos não seja impedido, enquanto a materialidade da casa confere a ela um caráter que responde ao uso de veraneio e a necessidade de resistir à condição natural em que está localizada.
Sob a premissa do projeto em gerar uma casa com novos pontos de vista e a organização linear do projeto, o programa é organizado em dois níveis para separar as atividades sociais dos espaços de descanso e, assim, ter uma operação independente.
No térreo, pretende-se perder a linha entre o interior e o exterior, com a intenção de ampliar o espaço e conectar os usuários em todas as suas atividades com o ambiente natural, onde estar sob o teto pode ser um refúgio formado por uma estruturae espaço contemporâneo que favorece a convivência. No andar superior, os volumes sobrepostos permitem que a paisagem seja enquadrada nos três cômodos da casa de uma maneira mais aconchegante e adequada ao descanso.