- Ano: 2019
-
Fotografias:Hufton + Crow
Descrição enviada pela equipe de projeto. Olson Kundig apresentou o Century Project, uma renovação sensível do icônico Space Needle de Seattle, supervisionada por Alan Maskin, responsável pela empresa. O desenho de Maskin é, em todos os aspectos, sobre a expansão de vistas. O fato de remover paredes, barreiras e pisos, e substituí-los por vidro estrutural criou uma experiência para o visitante bem dramática.
Com 196% a mais de vidro do que antes, o novo projeto de Maskin oferece aos 1,3 milhão de visitantes anuais do Space Needle uma experiência física e emocional definida por vistas inspiradoras de Puget Sound, a cidade de Seattle e o próprio Space Needle. A nova torre de vários níveis apresenta "The Loupe" - o primeiro e único piso de vidro giratório do mundo. Os visitantes do "The Loupe" podem andar, ficar de pé ou sentados no chão de vidro suspenso a 150 metros acima da cidade, apreciando nuances nunca antes vistas da estrutura exterior e dos elevadores do Space Needle.
O novo mecanismo cinético que alimenta a rotação do piso também é visível pela primeira vez, continuando o legado de Olson Kundig de revelar a beleza inerente aos sistemas cinéticos. Mais acima, no nível de 200 metros, os visitantes descerão dos elevadores para serem recebidos por um panorama completamente desobstruído. O desenho de Maskin expande as vistas em todas as direções com novas portas e painéis de vidro do chão ao teto.
Do lado de fora, a estrutura de arame e as paredes parciais da plataforma de observação foram substituídas por barreiras estruturais de vidro de 3,35x2 metros por bancos de vidro integrados. Esses "Skyrisers" permitem que os visitantes deslizem contra os painéis de vidro para experimentar a sensação de flutuar sobre a cidade. Sem paredes, conexões ou montantes entre cada painel de vidro, os hóspedes agora podem desfrutar de vistas panorâmicas do horizonte.
Uma nova grande escadaria conecta os níveis superior e inferior através de uma escada circular aberta suspensa a partir do núcleo do Space Needle. Na base da escada curva de aço e vidro está “O Oculus”, um pedaço de vidro de 5,7x3,35 metros que revela a superestrutura do Space Needle pela primeira vez, bem como os elevadores e suas subidas e descidas e contrapesos descendentes.
Enquanto o Space Needle, marcado por pontos de referência, parece materialmente inalterado do lado de fora, sistemas de construção atualizados e a experiência aprimorada do visitante trazem o Space Needle para o futuro, preservando seu legado para as próximas gerações. O projeto tem como alvo a certificação LEED® Gold for Commercial Interiors e atualmente está aberto ao público.