-
Arquitetos: KUBE architecture
- Área: 111 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Anice Hoachlander, Julia Heine
-
Fabricantes: Hansgrohe, Adobe, Atlas Concorde, Buschfeld, Bushfeld, Design Within Reach, Flos, GRAPHISOFT, Lacava, Mosaic Tile, Stone Source, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa reforma e acréscimo à casa de meados do século 1950, projetada por Charles Goodman, incluiu duas fases. A estrutura Goodman existente foi reformada há 5 anos, com uma nova cozinha, banheiro, acabamentos, janelas, instalações mecânicas e elétricas. A planta foi preservada, a cozinha foi aberta para a sala e os dormitórios e banheiros foram reformados.
A adição na parte posterior, concluída recentemente e apresentada aqui, inclui uma nova sala, escritório e espaço para crianças, com dois novos banheiros completos e uma lavanderia. A flexibilidade foi priorizada com fluxo entre espaços e paredes móveis que permitem uma futura mudança de uso. A entrada separada permite a possibilidade de uma unidade de habitação independente ou uma suíte para a família.
O anexo, situado meio nível acima da inclinação natural do terreno, é separado da casa existente por meio de um pátio entre os dois. A adição utiliza os mesmos princípios básicos da arquitetura de Goodman: grandes extensões de elementos estruturais aparentes ao vidro fortalecem o relacionamento entre interior e exterior. Elas seguem o tamanho e as proporções da casa de telhado inclinado existente, mas é composta por dois volumes com telhado de inclinações diferentes que flanqueiam uma passarela central.
Essa passarela, conectando o novo ao antigo, serve como uma galeria para exibição de arte no nível mais baixo e se amplia para uma sala de estar no nível superior. Uma “parede paisagística” define esse espaço externo como um contraste com a parede de painéis de vidro da sala de estar existente.
A inclinação dos telhados do anexo permite janelas de altas em todas as salas, oferecendo vistas das muitas árvores grandes no local, todas preservadas durante a construção. Cada ambiente adicionado também possui uma parede de vidro de altura total no final, e as duas extremidades da passarela central são igual de vidro, de modo que a paisagem serve como o principal ponto focal. As portas retráteis se encaixam nas paredes e unem a passagem central aos espaços circundantes.
Um telhado verde na passarela de conexão serve como ponto focal da nova adição ao coletar o escoamento de água do telhado da casa existente. Um pequeno subsolo acessível a partir de uma escada externa contém todos os equipamentos mecânicos e o painel elétrico. Os dutos funcionam de forma subterrânea para os novos pisos de concreto, fornecendo um sistema de suprimento de ar altamente eficiente. Coberturas metálicas envolvem as paredes laterais da nova estrutura, drenando a água para cavidades lineares ao longo do perímetro - para que não sejam necessárias calhas.