- Área: 72 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pacharapan Ratananakorn
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Kaomai é um projeto adaptado e reutilizado dentro do Kaomai Estate 1955, um projeto de revitalização de uma fábrica de processamento de tabaco de 63 anos em Chiang Mai. Localizado em uma região que já foi um glorioso centro econômico da comunidade local, este projeto foi premiado pelos Prêmios da Ásia-Pacífico da UNESCO de 2018 para a Conservação do Patrimônio Cultural, na categoria Novo Design, nos Contextos de Patrimônio. Os arquitetos da PAVA projetaram o museu considerando “o local como museu”, no qual contém o valioso patrimônio histórico e natural. O projeto Kaomai Estate 1955 é narrado pelas rotas do “museu histo-eco”.
Os caminhos históricos figuram diferentes tipos de armazéns de secagem de tabaco preservados, grandes árvores sombreadas e placas informativas que evidenciam as marcar reais de tempo. O museu foi respeitosamente projetado para conservar os valores e a autenticidade desses espaços secadores de tabaco, garantindo a coexistência sustentável das grandes e antigas árvores ao redor.
Com pesquisas abrangentes sobre a propriedade, colaborando com vários consultores, ex-trabalhadores e artesãos locais, as características originais dos armazéns foram preservadas e reinstaladas e as técnicas de arboricultura foram adotadas para manter as árvores maduras. Além disso, as histórias na linha do tempo e suas informações foram dadas pelas testemunhas oculares do passado. A pequena intervenção nas estruturas abandonadas integra os novos programas e estruturas nos antigos celeiros de secagem de tabaco, com o objetivo de lembrar e educar os visitantes sobre o legado do passado.
Os recursos originais; como varas de folhas de tabaco, fornos, tubulações de combustível e todas as paredes de três gerações, foram preservadas e reinstaladas usando materiais e técnicas originais. Ex-trabalhadores e artesãos foram convidados a revisitar o projeto, fornecendo conselhos e informações detalhadas sobre os edifícios históricos e a história ao seu redor.
Dentro do armazém, a nova estrutura de aço foi adicionada para fortalecer a estrutura de concreto armado existente, mantendo a assimilação sutil por sua cor cinza escura. O museu mostra as autênticas superfícies de tijolos e seu poderoso espaço interno.
Ao longo das rotas históricas, o patrimônio arquitetônico e natural se apresenta aos visitantes no caminho, assim como as placas dos edifícios explicam a história e as técnicas de conservação, e os rótulos das árvores dão informações botânicas. Todas as informações e sinais direcionais e as legendas das árvores são feitos de placas de metal devido à sua durabilidade e sutileza.