"O que é Ornamento?" é uma grande questão explorada nesta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que tem como objetivo reconfigurar a discussão sobre ornamento, focando particularmente a sua apropriação e interpretação atuais. Ao tentar encontrar respostas possíveis, a exposição, que tem curadoria de Ambra Fabi e Giovanni Piovene, mostra a complexidade de uma narrativa multifacetada, que analisa a própria essência do ornamento.
Efetivamente, ela reage ao que parece ser o corrente retorno renovado, autoconfiante e jovial do ornamento, entendido no seu sentido pré-digital, para lá da sua iteração superficial do início dos anos 2000. Hoje, parece natural investigar a forma e proporção contemporâneas de uma coluna; considerar cuidadosamente as junções entre os elementos; questionar
a natureza do revestimento, como um projeto, e não como uma consequência; projetar fachadas expressivas com imagens e tipografia; e vestir superfícies com padrões, motivos, texturas, materiais e cores.
A exposição olha, assim, para o ornamento e, reconectando-se à sua longa história, pretende compreender onde estamos hoje: o ornamento ainda pode ser considerado como parte integrante da arquitetura? Ainda podemos falar sobre ele como uma escolha quantitativa e qualitativa? É possível imaginar a posição precisa que ele ocupa, hoje?
Composta por um conjunto de seis colecções, O que é o Ornamento? explora estas questões através de várias abordagens, ao invés de apontar para respostas definitivas, cujos princípios de agregação transcendem a história e apagam as fronteiras entre disciplinas.
O que é o Ornamento?
Curadoria: Ambra Fabi e Giovanni Piovene
Projeto expositivo: Richard Venlet (AU)
Datas: 5 de Outubro 2019 – 1 de Dezembro 2019
Local: Culturgest
Horário: 11h00 – 18h00, Terça-feira a Domingo, Encerrado às Segundas-feiras
Bilhetes: 3€
Endereço: Rua Arco do Cego, 77, Lisboa