-
Arquitetos: Biselli Katchborian Arquitetos, Zanatta Figueiredo; Biselli Katchborian Arquitetos, Zanatta Figueiredo
- Área: 580 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Aerothermic, Basic Elevadores, Lumini, Melting, Mix Lajes, Primatanelli, TG Group, Tidelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Restaurante Alameda, situado no Esporte Clube Pinheiros, surge do desafio de materializar, em uma área de importante convivência e convergência do clube, uma construção em sinergia com o rico e abundante patrimônio paisagístico ali encontrado.
O desenho parte do lançamento de um grid estrutural modular em um setor com vasta vegetação adulta e consolidada. Inserido nesta pauta, o programa organiza-se de modo que a área de salão e atendimento conviva em harmonia com as árvores, ora circundante, ora inserida na própria construção.
Viabilizando a rápida execução e emprego coerente de materiais para construção junto às margens do Rio Pinheiros, a solução construtiva adotada foi mista, com a utilização de fundações em concreto prevendo o arranque da estrutura metálica para disposição de lajes painéis na cobertura, que conformam um terraço acessível. A estrutura modular abriga área coberta de salão, cozinha e áreas de apoio, além de banheiros para uso geral do Clube.
No centro do salão, a escada vincula verticalmente o espaço de atendimento do térreo ao terraço e simboliza essa função através da iluminação da sua envoltória atirantada de U-Glass, conformando uma lanterna, que atua como importante elemento de orientação espacial, na paisagem do clube.
Ao redor do restaurante foram desenhadas praças com caráter distinto, relacionando o conjunto tanto às Quadras de Areia adjacentes, quanto a Alameda, tratados como extensão dos espaços de atendimento e estar.
Essa relação é fortalecida através da permeabilidade e fluidez de circulação pela construção em todos sentidos, tornando intrínseca a presença do Restaurante Alameda no cotidiano dos usuários do Clube.