-
Arquitetos: Di Frenna Arquitectos
- Área: 516 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Oscar Hernández
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Firenze, Helvex, Holcim, Llano de la Torre, Modul Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fachada principal destaca-se por seu jogo de volumes composto por dois elementos com muita presença, um elemento vertical de pedra dos vulcões de Colima e transversalmente um elemento horizontal formado por paredes de concreto armado e vigas de aço. Quebrando a continuidade disso, uma treliça de madeira usada como filtro solar cria um jogo de luz e sombras ao interior.
Os espaços abertos estão localizados no interior, definidos por uma mudança na altura das lajes que criam uma atmosfera social e familiar. O centro da Casa Hilca conta com uma árvore no quintal, contrastando ao uso do concreto aparente. Esta muda constantemente a atmosfera dentro da residência por suas luzes e sombras.
Os materiais escolhidos para a Casa Hilca foram, por um lado, materiais muito frios (concreto aparente, vigas de aço, cores cinza, branco e preto) contrastando-os com materiais quentes (madeira e pedra natural), alcançando um equilíbrio. Colima é um estado muito quente, por isso escolhemos brincar com grandes pé direitos, materiais frios como concreto e pedra, evitamos janelas para o oeste e, ao mesmo tempo, protegendo-as com treliças.