-
Arquitetos: Ricardo de Castro
- Área: 315 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Sebastián Franco
-
Fabricantes: Alutions, AutoDesk, Avanti, Chaos Group, ESWindows, Tecnoglass, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas profundezas das montanhas colombianas da Serra Nevada se esconde um projeto residencial especial. Localizado na Vereda Bella Vista, via San Lorenzo, a uma altura de 1890 m, esta casa de dois pavimentos é construída para uso no período de férias que reflete a beleza da terra indígena ancestral com luxos e conforto atual, caracterizada por sua vista impetuosa e cercada pelo véu branco da cidade com suas nuvens que geram a sensação de que a casa está flutuando no céu. O projeto foi concebido na interação de dois volumes deslocados horizontalmente, adaptando-se à topografia da montanha e alcançando uma sobreposição entre o espaço interior e o exterior. Sua implementação na direção nordeste permite a abertura total da paisagem, o uso de ventos e uma insolação moderada, tanto durante o dia quanto à tarde.
O nível de acesso de 78,68 m2, cercado por um terraço de 47,40 m2, contém um dos elementos mais marcantes da casa, uma lareira central, em cujos lados estão a cozinha aberta, a sala de jantar e a sala de estar. Ela foi feita em estilo contemporâneo, com materiais nativos da região, como pedra e madeira. O acesso ao segundo nível, de 189,01 m2, é feito através de uma escada em espiral inteiramente em aço, que confere acesso aos dois dormitórios, ao pátio interno e ao amplo terraço verde. Cada dormitório possui um banheiro separado com chuveiro e vaso sanitário que, devido às suas grandes janelas, geram a sensação de ambiente externo. O uso de materiais como madeira e vidro segue com o conceito de se misturar com o entorno. Além disso, cada um possui terraços independentes localizados nas laterais da casa com 16,4 m2 cada. O terraço de 62,47 m2 compreende uma das áreas de reunião familiar, onde se destacam o piso de grama artificial, a projeção da chaminé e os móveis coloridos.
Os acabamentos das paredes exteriores e parte da lareira no interior são feitos em pedra, o restante das paredes com gesso e tinta cinza clara e os banheiros com Fosil White e Mt Line Natural. Os pisos exteriores e interiores e rodapés de porcelana são do tipo madeira Amazônia Fresno. As esquadrias de alumínio grafite, grades de ferro e vidro transparente, portas de acesso em vidro e madeira. Móveis fixos no bar e cozinha. A estrutura de aço é baseada em perfis metálicos grafite. A residência, com uma altura total de 6,50 m, compreende uma arquitetura em que se destaca a transparência na fachada contínua de vidro de 2,80 m de altura por andar. Esse é um dos elementos arquitetônicos mais importantes, pois não apenas permite a entrada de luz natural, minimizando o consumo de energia elétrica, mas também vincula os espaços exteriores ao interior, contribuindo para a criação de ambientes descontraídos da caótica vida cotidiana.