- Área: 913 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Eduardo Calvo Santisbón
-
Fabricantes: COP Recubrimientos, Helvex, Millet, TAKTO Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dada a crescente oferta de conjuntos habitacionais multifamiliares na área de Tulum, o projeto procura estabelecer um conjunto onde o senso de comunidade é retomado. Além da repetição de pavimentos tipo empilhados verticalmente, Kikí trata da ideia do todo, onde as unidades, embora definidas e independentes, são entendidas em suas relações entre si, formando um conjunto único.
A estratégia do projeto é baseada em uma estrutura modular de 3,60 metros, na qual as unidades habitacionais podem ser configuradas modularmente de um a dois quartos, conforme necessário, fornecendo produtos de 26, 52 e 78 metros quadrados. Esse esquema permite gerar subtrações em vários níveis para obter terraços e vistas.
O acesso é alcançado por uma grande varanda pública que conecta o edifício à rua e serve como um limiar para acessar o pátio central, que organiza as nove unidades (divisíveis a doze) em quadrantes em torno de um espaço comunitário entre os habitantes do conjunto e que, por sua vez, leva ao terraço público e à piscina no terceiro pavimento, conectando-os à paisagem de Tulum no nível das copas das árvores.
A solução plástica permite expressar a força do trabalho artesanal local, por meio de materiais aparentes na estrutura do mezanino e resinas de árvores locais cujo tom contrasta com o verde do contexto natural.