-
Arquitetos: Olson Kundig
- Área: 1490 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nic Lehoux
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Armstrong Ceilings, Advanced Steel & Welding, Carlisle SynTec, Creoworks, FastFlahs by Prosoco, Georgia-Pacific, Kawneer, Stienfort Industries, Urban Lumber Company, Vanceva
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Museu de Arte Jordan Schnitzer da Universidade Estadual de Washington leva a arte à vanguarda da vida universitária - e a toda a região noroeste do interior do estado. Como o único museu dedicado a belas artes em um raio de 400 quilômetros, o diretor do projeto Jim Olson procurou criar um edifício com apelo visual arrojado que atraísse e inspirasse. A fachada reflexiva resultante, criada para combinar com o vermelho carmesim da WSU, estabelece o museu como um farol para as artes no coração do campus de Pullman, em Washington.
Localizado no local do antigo prédio de segurança pública da WSU, o novo museu incorpora algumas das estruturas antigas para uma implantação expandida totalizando 1490 m². O projeto consiste em duas partes distintas: a primeira serve como uma entrada informal para o museu, funcionando como um espaço flexível e casual para a realização de exposições e eventos temporários. Uma porta de garagem de painel de vidro abre o espaço para o campus maior, incentivando os alunos a se reunir.
O segundo espaço é o "Cubo Carmesim", um espaço climatizado que abriga as galerias formais e é envolvido pela fachada carmesim. A fachada de vidro espelhado reflete e tece o edifício no campus tanto quanto anuncia a presença da arte, criando uma interação visual em constante mudança. Destinado a inspirar e se envolver - bem como a arte alojada em seu interior - o “Cubo Carmesim” reflete o céu, o campus e os próprios alunos.
“A arte é sobre criatividade e o mundo precisa do pensamento criativo agora mais do que nunca. Quando os alunos se vêem refletidos neste edifício, verão suas vidas pelas lentes da arte.” - Jim Olson, FAIA, diretor do projeto.