-
Arquitetos de interiores: say architects
- Área: 450 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Minjie Wang
-
Fabricantes: Bentu, CDN, CSG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa com a ideia de criar um novo tipo de pet shop, um lugar onde as pessoas possam realmente socializar com seus animais de estimação. Lá é possível pedir refeições ou bebidas separadas para os animais de estimação, ou apenas conversar e tomar café com os amigos enquanto espera seu mascote sair do banho. Digamos que os arquitetos tenham dois gatos e um cachorro, por isso se identificam com tudo o que está relacionado aos animais de estimação e criaram um projeto que atendem às necessidades específicas dessa função.
Após analisar as diferentes áreas de atividades e os tipos de animais de estimação, marcamos cada área com cores diferentes para representar a intensidade das atividades. Quanto mais quente a cor, mais intensa a área.
Ao mesmo tempo, começamos a perceber o caráter único da coluna estrutural central no espaço, que era inclinada em um pequeno ângulo e que não combinava com nenhuma parede. Isso é tão particular. Por isso, decidimos integrá-la à ideia do nome do espaço, NOVA, imaginamos que essa coluna seja a origem de toda a sala, e então toda a sala se tornará o espaço em torno da origem. Mantivemos a textura áspera que a coluna já possuía e a rotulamos como ORIGEM.
Dividimos o espaço através de módulos e criamos essa nova trama. Para prosseguir com esse conceito, marcamos cada ponto de passagem da trama com uma cruz de aço inoxidável, esse gesto leva a uma coordenação invisível no espaço.
Todos os programas e eventos estão acontecendo ao redor da coluna, seu material ou ângulo não se parecem com um pilar, mas essa diferença em si cria uma sensação interessante de narrativa e um senso de localização.
A loja é dividida em duas partes, uma como café com pé-direito duplo e a outra como cosmetologia com dois pavimentos. No lado mais próximo à rua projetamos uma área de atividades para animais de estimação e a separamos da área de entrada usando uma cerca.
O toque da maçaneta é o primeiro aperto de mão antes de entrar no espaço; portanto, traduzimos a planta baixa da área do café em uma maçaneta de aço inoxidável; essa forma aleatória, mas também lógica, se torna a primeira impressão do espaço.
A área do café tem dois níveis curvos que atendem às funções de comer e relaxar. A diferença de altura cria uma conexão visual interessante, quando os animais de estimação estão na área de passeio e os seus donos estão no nível inferior, a altura visual é praticamente a mesma.
Os animais de estimação podem transitar entre os dois níveis de forma livre e fácil através de um túnel entre eles. A escada que leva ao 2º pavimento tem uma fenda diagonal na altura do animal. O programa no 1º pavimento está conectado a um corredor branco.
Existem 6 aberturas na parte inferior da piscina e em cima da sala multifuncional; elas trazem luz natural para o térreo; ao mesmo tempo, os usuários podem ver seus animais de estimação nadando na piscina. As salas de cosmetologia são todas visíveis desde o lado de fora. Nós projetamos várias aberturas de observação nas portas especificamente para os animais de estimação.
O espaço se estabelecia com um grande comprimento e com muito pouca exposição à rua, mas a grande abertura de vidro projetada mostra as atividades dos animais de estimação e das pessoas como uma moldura, chamando atenção diretamente.