Espaço Interior é parte de um projeto de investigação acerca da construção da imaginação arquitetônica. É também o nome de uma das cinco exposições principais da Trienal de Arquitetura de Lisboa deste ano, com curadoria de Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli. A mostra se compromete a investigar o espaço entre as realidades interior e exterior, procurando estes momentos nos quais estes dois reinos interagem mais vivamente.
Espaço Interior considera a imaginação e, precisamente, a imaginação arquitetônica, como um processo crítico que permite a interação entre estes dois reinos e o potencial para um espaço que poderia ser habitado e explorado em si mesmo.
Define-se imaginação como a capacidade organizar, estruturar e traduzir para outras formas a nossa experiência do mundo. Esta experiência pode ser direta ou pode ser mediada pelo encontro entre um tema e imagens. A imaginação é portanto uma capacidade mental estritamente conectada com a racionalidade, e a relação dialética entre dois campos tem sido definida e teorizada por numerosos filósofos e cientistas ao longo dos séculos.
Através de Espaço Interior, pretende-se vincular a imaginação a uma ideia paralela: a identificação da imaginação enquanto um território imersivo que pode ser experienciado, atravessado e até habitado. A exposição identifica dois movimentos paralelos e estreitamente interconectados que intervêm na construção da imaginação arquitetônica: um coletivo e outro individual, as duas esferas complementando-se uma à outra.
Uma terceira secção da exposição identifica como a imaginação arquitetônica é capaz de nutrir outras disciplinas: da arte aos videogames, realidade virtual, livros de banda desenhadas e investigações forenses.
Espaço Interior
Curadoria: Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli
Datas: 5 de Outubro 2019 – 2 de Dezembro 2019
Local: MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea
Horário: 10h00 – 18h00, Terça-feira a Domingo, Encerrado às Segundas-feiras
Bilhetes: 4,50€
Endereço: Rua Serpa Pinto, 2, Lisboa