-
Arquitetos: Studio Botter, Studio Bressan
- Área: 6400 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Simone Bossi, Emanuele Bressan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área verde fora do centro da cidade, em uma paisagem alpina caracterizada por marcas naturais e antrópicas bem reconhecíveis.
Apesar de estar localizada fora do assentamento urbano, há uma forte natureza estratégica e está bem conectada à rede pública (escolas, centros de lazer e infraestruturas).
O edifício abriga várias funções diferentes, como atividades de reunião para a comunidade local, espetáculos e entretenimento. Será utilizado para concertos, apresentações teatrais, convenções, conferências, exposições de arte e outros tipo de mostras.
O novo projeto analisa a típica morfologia urbana e paisagística de Agordo para criar uma nova linguagem. A estrutura se caracteriza por uma cobertura inclinada repetida que desenha um marco reconhecível através da paisagem, de sul a norte.
O complexo foi projetado tomando como inspiração as construções típicas dos vales alpinos (tabià), com estrutura de madeira e elementos de reforço transversal. A estrutura de suporte foi concebida em madeira, tanto por uma questão de compatibilidade ambiental, quanto por uma coerência com a tradição da construção alpina da qual se inspira.
As fachadas norte e oeste foram desenhadas para serem grandes paredes cortina de vidro transparente frente à paisagem, com o objetivo de permitir a contemplação das montanhas a partir da sala principal. As elevações leste e sul são, por sua vez, cegas e orientadas, respectivamente, para uma área verde inclinada e para a baia de desembarque.
A grande cobertura em balanço sobre as paredes de vidro protege as entradas dos visitantes e a estrutura de madeira em relação aos agentes atmosféricos. Ela também protege a sala principal do sol direto durante o período de verão e permite a entrada de energia solar durante os meses de inverno, afim de reduzir os custos de refrigeração e calefação.
A trama estrutural é o principal elemento do projeto e define os interiores: uma construção leve, facilmente reconhecível pelo formato da cobertura, a característica mais diferenciada do projeto.