-
Arquitetos: John Ronan Architects
- Área: 60000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:James Florio
-
Fabricantes: ALPOLIC, Centria, Gate Precast, Kawneer, PITTCO, TRACO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto híbrido de biblioteca e moradia acessível em Chicago combina uma biblioteca de 16.000 metros quadrados com um complexo de apartamentos de 44 unidades para idosos. O volume da biblioteca de dois andares é deslizado para a rua, em primeiro plano, organizando sua natureza pública, enquanto o quarteirão residencial, que paira acima, fica afastado da rua.
A biblioteca de dois pavimento comporta áreas de leitura e aprendizado para todas as faixas etárias, bem como uma grande sala comunitária de múltiplos usos, que oferece suporte a palestras, encontros e eventos públicos. O segundo andar da biblioteca se estende sobre o estacionamento coberto para formar um terraço semelhante a um parque, servindo como espaço de estudo ao ar livre para os residentes e também para uso ocasional da biblioteca.
Todos os apartamentos possuem varandas de cores vivas na fachada que questionam a individualidade em meio ao coletivo, permitindo que os moradores identifiquem sua casa da rua em uma tentativa consciente de transcender o pragmatismo brutal que caracterizou os projetos anteriores nessa área de Chicago.
Os elementos de projeto sustentável incluem telhado verde, gerenciamento de águas pluviais, luz natural e ventilação passiva.