- Área: 27500 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Álvaro Viera
-
Fabricantes: Cortizo, GRAPHISOFT, MOEDING, PANDOMO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tudo em Villarrobledo parece estar relacionado à terra. Ao visitá-la pela primeira vez, depois de cruzar infinitas vinhas e olivais, o orgulho com o qual os locais mostram seus tradicionais jarros de barro nos quais cultivam o vinho há séculos é impressionante. São enormes, cerca de 3 metros, e é difícil acreditar que algo tão grande possa ser feito apenas com lama e nas mãos de um artesão, mas é isso mesmo, você pode até ver os pequenos sulcos deixados pelos dedos do artesão.
Esses enormes frascos foram armazenados no subsolo, dentro de cavernas condicionadas e ampliadas pelos produtores de vinho, e sua construção mais típica, as bombas, parece ter sido construída com o molde de uma dessas cavernas. Portanto, desde o primeiro momento, ficou claro para nós que nosso projeto deveria responder ao peso dessa tradição e daquela paisagem ondulante, fértil e árida ao mesmo tempo, em que a vegetação é combinada com a terra e barro.
Nosso edifício é abraçado por placas de argila cozida, com pequenos sulcos que reforçam seu dinamismo. Sua inclinação nos permite conectá-lo ao terreno enquanto definimos um horizonte com muita personalidade. O interior tem o mesmo genoma e as mesmas raízes da arquitetura externa, e nos liga em uma conexão que permite-nos entrar nas adegas de cura de vinho.