- Área: 1787 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manolo R. Solís
-
Fabricantes: Cessantoni, Millet, Technoterma
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado ao norte de Mérida, Yucatán, projetado pelo arquiteto Augusto Quijano em meados dos anos 90, com uma área construída original de 1.457,10 m². O edifício emblemático é construído com concreto pré-moldado aparente. Por esse motivo, fizemos uma pequena intervenção no exterior, focando nos espaços interiores, deixando-os com vistas e insumos adequados para alcançar áreas de trabalho ideais.
A intervenção no exterior foi um cubo de alumínio e vidro que não se confunde ou se sobrepõe a nenhum elemento do concreto original, e parece que sempre esteve lá. Esse volume é a sala principal da diretoria, que era um anexo no programa, então este teve de sair e marcar a intervenção. No tratamento interior do edifício, reconfiguramos estrategicamente algumas aberturas para criar iluminação natural para importantes espaços de trabalho. Também foram adicionados espaços de trabalho que respondiam às necessidades do usuário em busca de algo contemporâneo, funcional e em contato com o exterior.
As novas necessidades de uma empresa com mais funcionários foram atendidas. No interior, uma superfície de madeira foi proposta como o único material da intervenção, criando mais aconchego ao espaço e unificando oselementos da escada. Desta forma, a intervenção respeita o edifício original, em vez de se impor ao mesmo.