- Área: 498 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Carlos Berdejo Mandujano
-
Fabricantes: AutoDesk, Cemex, Helvex, Monterrey, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México, mantém um crescimento constante e rápido, demograficamente e comercialmente, mas esse crescimento se reflete notavelmente nos extremos leste e oeste, esquecendo o centro da cidade, o que causou o abandono de prédios e casas com alto valor comercial e espacial. Nossos clientes visualizaram um nicho muito importante e constante do turismo estrangeiro que passou na região.
Foi assim que encontraram a oportunidade de remodelar um edifício existente projetado nos anos 90 para escritórios, intervindo e adaptando-o como um hotel. A estrutura do edifício, formada por esquadrias rígidas independentes, permitia um programa de 12 quartos com banheiros e terraços, que emolduravam vistas para as colinas que circundam o vale da cidade. Ao prestar um serviço executivo, foi proposta a geração de novas atmosferas, o que proporcionou ao inquilino uma diversidade de sensações a cada visita.
As técnicas e materiais artesanais foram essenciais para estabelecer a raiz para os novos usos, desde os processos de construção até o design de interiores. Um elemento essencial em todo o hotel foi a implementação de vegetação endêmica em cada área e pavimento, por meio de tigelas de barro sobre as paredes que contêm a terra e drenagem suficiente para as plantas. O projeto representa uma intenção valiosa da arquitetura, a reutilização de espaços de lazer e a dignificação do local para o centro da cidade.