- Área: 195 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rafael Palacios
Descrição enviada pela equipe de projeto. O crescimento da mancha urbana na região metropolitana de Guadalajara, no México, e sua baixa densidade populacional por metro quadrado contribuíram para a deterioração ambiental, aumento das despesas econômicas e a baixa qualidade de vida de seus habitantes. As Residências dos Montes é uma proposta para a inserção da arquitetura a apenas dois quilômetros do centro histórico de Guadalajara, projetada para se adaptar a duas casas separadas.
A aposta é aproveitar a construção existente, além de sua localização privilegiada, devido à proximidade com serviços e transporte público. Isso contribui para um menor impacto no uso de materiais construtivos e incentiva os moradores a usar menos veículos particulares em suas locomoções. O conceito do projeto é inicialmente introspectivo e com um pórtico em sua fachada frontal. Sua principal função é proteger as casas da luz solar, poeira e ruído urbano.
Além disso, a proposta considera ampla iluminação interior natural, com visuais externas. O programa inclui duas casas separadas com dois quartos, sala, cozinha, lavanderia, dois banheiros, pátio, jardim e garagens. A distribuição dos espaços principais é orientada pela conexão com o pátio central e o jardim. O pátio e o jardim em ambos os níveis funcionam como espaços para a transição da luz e da ventilação natural.