- Área: 2450 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rasmus Hjortshoj
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado em um dos mais antigos jardins zoológicos da Europa, o projeto do Centro de Observação de Ursos Panda de Copenhague foi encomendado ao BIG como a mais nova casa dos pandas Mao Sun e Xing Er. O projeto foi concebido como a mimese do habitat natural do urso panda e procura criar um ambiente de vida agradável para esta raríssima espécie de mamífero. Com a recente chegada dos dois pandas gigantes ao zoológico de Copenhague, o BIG foi contratado para projetar a sua nova casa em conjunto com um centro de observação para os visitantes do zoológico. O Centro de Observação é um jardim de 2.450 metros quadrados capaz de criar as condições ideias para a vida dos animais e a reprodução da espécie - um dos principais desafios enfrentados pela criação de ursos panda em cativeiro.
Os arquitetos buscaram inspiração na natureza solitária de seus habitantes. Implantada junto a área nórdica do zoológico, o Centro de Observação dos Ursos Panda terá como vizinhos os macacos e os elefantes. O pátio circular dos ursos Mao Sun e Xing Er foi dividido em duas áreas separadas, as quais se sobrepõem para formar o símbolo de yin e yang, criando um ambiente livre e natural, onde os pandas poderão viver como se estivessem em seu habitat natural.
O projeto foi concebido de tal forma que os visitantes dificilmente se dão conta dos limites que os separam dos animais; a área de observação foi elevada como uma plataforma aberta, sob a qual encontram-se as áreas técnicas e outras instalações de apoio aos pandas. Este percurso elevado por sua vez, proporciona melhores vistas para o habitat dos pandas. A experiência do visitante se desenrola como um percurso perimetral que dá a volta no pátio e acaba junto às áreas técnicas onde eles podem descobrir mais informações sobre o trabalho da equipe do zoológico, dos veterinários e jardineiros responsáveis pelos cuidados diretos aos animais.
A estrutura está dividida em dois níveis. No térreo encontra-se um bistrô franco-asiático onde os visitantes podem jantar enquanto observam os pandas e também os elefantes, por outro lado, no pavimento superior encontra-se a floresta de bambu e outras espécies vegetais nativas. Todos os espaços interiores foram projetados para proporcionar uma maior sensação de proximidade com a paisagem exterior, criando uma experiência imersiva com a vida selvagem e a natureza. O ambiente natural construído procura simular as condições ideais do habitat natural dos pandas, com florestas de bambu capazes de proporcionar abrigo do sol, além de água e folhagem. A nova casa dos ursos panda no zoológico de Copenhague conta com dois tipos de florestas de bambu - uma mais densa e úmida e outra mais esparsa e verde, onde Mao Sun e Xing Er podem transitar de acordo com as estações do ano e as suas necessidades.