- Área: 4350 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Cyrille Weiner, Charly Broyez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nanterre está localizado em uma área urbana muito diversificada, cercada por residências unifamiliares, a grande maioria dos anos 60 e alguns edifícios industriais. O projeto visa reconstruir uma forma de urbanidade e relacionar a arquitetura à cidade através de vários modos: uma fachada em vez de um muro, uma transição mais fluida entre o interior e o exterior, distribuição de volume que liga as várias escalas.
O projeto é único pois combina dois programas, cada um dos quais abriga diferentes públicos-alvo. A sede dos Serviços Penitenciários para Integração e Estágio de Hauts-de Seine [SPP] que monitora as pessoas presas, enquanto a “Área Mínima de Segurança” permite que criminosos condenados matriculem-se em um programa de detenção exclusivo, que lhes permita deixar a penitenciária para participar de um projeto de reintegração. Abrigar esses diferentes programas juntos é sem precedentes.
Construído em forma de L, a composição do volume de cada edifício complementa o outro. O programa SPIP fica na frente do prédio, enquanto a área de detenção semi-aberta fica dentro do quarteirão central. Do lado de fora, o edifício parece um cuboide compacto na esquina compartilhada pelas duas ruas. A única irregularidade na composição do volume está na entrada da Área de Segurança Mínima na fachada sul, o que cria uma grande abertura na estrutura do monólito. Uma ampla saliência corre acima de um espaço ao ar livre, formando um tipo de área de transição mais fluida e segura.
Os escritórios do SPIP, que ficam na esquina da Boulevard du Général Leclerc e da Rue des Acacias, estão localizados do lado da rua. As salas de manutenção e ação coletiva do primeiro andar são acessíveis através da área de entrada, assim como as áreas administrativas e de gerenciamento, localizadas no segundo e terceiro andares.
A estrutura das várias seções da Área de Segurança Mínima é controlada por um posto de entrada protegido (PEP). Estrategicamente localizado, possui uma visão direta do pátio de entrada, onde é gerenciado o acesso às áreas logística, administrativa e de detenção. A Área de Segurança Mínima possui 89 celas, abrigando 92 detentos. As celas são acessadas a partir de passarelas largas e têm vista para o pátio ao lado da passarela ou para os jardins plantados, sem nenhum edifício em frente. As salas comuns do térreo (cantina, sala de musculação, biblioteca multimídia e área de serviço) abrem para o pátio.