Beleza Natural, uma das cinco principais exposições da Trienal de Arquitetura de Lisboa, com curadoria conjunta de Laurent Esmilaire e Tristan Chadney, reúne projetos de estudantes do concurso Prêmio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp e obras de arquitetos, do século XIII até hoje, à luz da racionalidade da construção.
A arquitetura pode ser entendida como uma arte de necessidades, que responde a necessidades e conta com meios necessários. A construção é um dos mais poderosos e evocativos meios para estes imperativos arquitetônicos, diretamente envolvendo a espacialidade e a expressividade do objeto arquitetônico.
A exposição propõe uma leitura temática da razão para se compreender como esta questão é abordada através da disciplina da arquitetura. Promove uma leitura dinâmica do presente na direção do passado e age como uma série de cortes longitudinais através da história.
O trabalho fotográfico de Karl Blossfeldt relaciona-se com esta vontade de entender as regras subjacentes à construção da forma, que estão na base da sua harmonia e coerência. Em diálogo com os projetos finalistas do Prémio Universidades Millennium bcp deste ano, Beleza Natural questiona ainda como pode a construção ser considerada do ponto de vista cultural. Desde a definição da forma urbana até a constituição da forma arquitetônica, um concurso internacional convidou alunos a apresentarem propostas para Marvila, um local de potencial desenvolvimento urbano nos limites de Lisboa.
Beleza Natural
Curadoria: Laurent Esmilaire e Tristan Chadney
Datas: 6 de Outubro 2019 – 2 de Dezembro 2019
Local: Palácio Sinel de Cordes
Horário: 11h00 – 19h00, Terça-feira a Domingo, Encerrado às Segundas-feiras
Bilhetes: entrada livre
Morada: Campo de Santa Clara, 142, Lisboa