-
Arquitetos: Vine Architecture Studio
- Área: 72 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nicholas Worley
-
Fabricantes: DuPont, Accoya, AutoDesk, CREST, Havwoods, Hexagon Furniture, Maxlight, Patent Glazing Company, Rainclear Systems, Schüco, TIW Fabrications, VMZINC, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. A significativa reforma e reconfiguração numa cobertura no leste de Londres busca revigorar a alma perdida do edifício. O apartamento existente estava em mau estado e era acessado por uma escada compartilhada com escritórios abaixo. A ambição do projeto era repensar as proporções, arranjo e fluxo desse espaço apertado. Procuramos racionalizar o layout, mantendo as paredes de alvenaria de interseção que subdividiram o espaço em quartos iguais, o que, por sua vez, nos permitiu definir as quatro funções vivas de lavar, jantar, relaxar e dormir. Uma mudança de nível e um terraço jardim ajudam a demarcar esses espaços interconectados e fornecem altura e ritmo ondulados, projetados para animar e unir o apartamento.
A inclinação do telhado é em parte determinada pelo ângulo e caminho do sol. Isso nos permitiu manter uma grande área de envidraçamento enquanto regulava a temperatura interna através de medidas passivas de orientação e inclinação para minimizar o ganho solar direto. Reduzir o material de construção, diminuir a energia incorporada e unir o contexto com um senso de lugar foram alguns dos benefícios da obra. O projeto utiliza materiais simples, utilitários e amplamente disponíveis, com o objetivo de manter uma estética simples. Isso está relacionado aos valores que aplicamos ao longo do projeto.
O projeto concentra-se na harmonia entre o espaço e os acabamentos, proporcionando uma sensação de calma como um contraponto à movimentada vida urbana da Mile End Road abaixo. A madeira caiada de branco é combinada com o piso de carvalho defumado para criar uma estética simples e complementar. Vigas de abeto manchadas, totalmente expostas e parcialmente ocultas, expressam a estrutura do telhado, enquanto os detalhes em carvalho oleado costuram um fio comum por toda parte. A continuação dos acabamentos e características era importante para manter o fluxo através das salas de intertravamento. Uma série de persianas motorizadas escondidas foi montada entre as vigas. Os painéis spruce de três camadas de altura total servem como portas duplas deslizantes para a abertura do quarto propositadamente ampla. Os mesmos painéis de abeto manchados são usados para os armários de cozinha adjacentes. Os decks de madeira Accoya duráveis serão prateados naturalmente com a idade para complementar o piso interno de carvalho. O tijolo pálido externo e a argamassa ajudam a criar uma aparência robusta e suave, além de fornecer textura à nova fachada posterior. Pintado de amarelo vívido, esse toque de cor traz emoção a uma escada em espiral minuciosa, cuidadosamente detalhada, adicionando um elemento escultural externo e conectando visualmente os dois terraços que desfrutam de vistas da cobertura sobre o leste de Londres.