-
Arquitetos: O Norte – Oficina de Criação
- Área: 140 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: AutoDesk, Celite, Dânica, Madeireira Aurora, NGK
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro de Aldeia, região metropolitana do Recife, o projeto é um pavilhão para a ampliação da residência de um casal e seus seis filhos. A solicitação foi criar novos espaços que abrigassem a área íntima e de trabalho do casal: ela, doula, que trabalha com grupos de casais no acompanhamento das gestações e ele, engenheiro civil, com demanda por um espaço mais resguardado de escritório. O anexo deveria ser uma continuidade suave da casa, mesmo que separado da residência.
O terreno longilíneo e que se encerra em um declive acentuado com mata densa pautou a diretriz de criar uma vasta janela para a paisagem verdejante. A solução, portanto, foi gerar um pavilhão suspenso e montável em madeira por aparafusamento que possibilitou, ao mesmo tempo, criar um grande espaço aberto de acolhimento no térreo e suprir a demanda de um novo quarto do casal contíguo à área de escritório no pavimento superior. O pavilhão se conecta à residência por meio de circulação vertical privada em forma de escada-passarela suspensa e engastada na estrutura de madeira.
O sistema estrutural é misto com o pavilhão desenvolvido em estrutura de madeira (linhas e pilares em Massaranduba e fechamento das paredes e piso em Jatobá) montada por meio de parafusos; e áreas molhadas (wc social térreo e bwc suíte pavimento superior) em estrutura convencional de concreto e alvenaria.