-
Arquitetos: Consuelo Jorge Arquitetos
- Área: 1160 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. Criada a partir do terreno plano e o papel em branco, esta casa teve como inspiração a atual arquitetura contemporânea brasileira. Volumetrias limpas e bem acabadas sem perder o conforto e o acolhimento. O tunel de entrada, que dá nome a casa, é o ponto forte da arquitetura em forma pura que faz a conexão do exterior com o interior da casa. Um elemento brutalista que emoldura e direciona o olhar.
Os clientes são um casal com dois filhos pequenos e uma grande familia com intensa convivência. O desejo deles era uma casa sem muita hierarquia onde houvesse um diálogo entre os ambientes. A casa está preparada para receber mas sem perder o aconchego que era algo importante para os moradores. A sala nesse sentido é sim a protagonista e elemento de ligação entre os ambientes. O decor foi comandado pelo João Armentano que com muita maestria harmonizou a arquitetura com o interior da residencia, dando conforto e aconchego.
A idéia principal do projeto foi ter o verde por todos os lados. Isso traz a sensação de “mergulho” na paisagem. Desse conceito vieram os páteos internos. Outro desejo dos moradores era poder acessar os jardins com poucos passos e fluidez. Dessa maneira pensamos o jardim e a casa quase no mesmo nível e sem barreiras. Os espaços são quase continuos entre si. Isso dá uma sensação maior de amplitude.