-
Arquitetos: TAA DESIGN
- Área: 190 m²
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de uma pequena casa com uma área de 80 m². O terreno está localizado na estrada principal da vila. A urbanização mudou a arquitetura e o espaço da cidade. Novas casas com estilos que podem ser encontrados facilmente nas grandes cidades perturbaram sua paisagem e modo de vida familiares. A casa é destinada a um casal com mais de 50 anos que mora nesta área rural desde que nasceu. Na busca por uma nova tipologia apropriada para o contexto, estamos convencidos de que adaptar a nova arquitetura com base no estilo de vida cultural tradicional do casal é a tarefa mais importante.
Horta, playground e espaço de conexão
Conectando-se com a natureza, as atividades diárias são jardinagem, secagem de arroz, etc. As hortas e os playgrounds polivalentes tornam-se a alma das casas desta vila. Em um local pequeno, o térreo precisa atender muitas funções complexas, incluindo espaço para reparo de bicicletas, sala de estar, cozinha, fogão a lenha tradicional ao ar livre, quartos, banheiros, pátios de secagem de arroz, armazenagem de arroz, galinheiro, etc. Propusemos pequenos pátios na frente, no meio e atrás da casa, para conectar espaços internos à natureza. Em vez de ter um quintal grande, como outras casas da vila, criamos muitos pátios com alturas diferentes, adequados à altura da estrutura da casa. No mezanino, há um pequeno quintal conectado ao quintal no meio da casa.
O jardim da cobertura está ao lado do pátio do mezanino, criando um playground e uma horta que se conecta do telhado ao térreo. Os produtos do jardim vão diretamente para as refeições do dia-a-dia, sempre frescos e sempre disponíveis. O casal tem momentos juntos, cultivando sua própria comida e, muitas vezes, compartilhando seus produtos com as famílias vizinhas; inesperadamente, a arquitetura tem gerado interações sociais da comunidade como subproduto. O jardim da cobertura também tem o papel de isolar a casa. A temperatura interna é significativamente reduzida em comparação com o teto de aço corrugado.
Tipologia arquitetônica rural
Na paisagem tradicional vietnamita, a casa do “telhado vermelho” representou por um tempo a arquitetura local regional. No entanto, agora novas casas de vários andares com telhados de aço parecem ter perdido a identidade da vila. O método do escalonamento reduz a altura da fachada, ajuda o espaço urbano a não ser sobrecarregado e cria uma inclinação confortável. Isso estabelece a comunicação entre o espaço no telhado e o espaço sob a estrada. "O telhado vermelho" tem a intenção de manter, armazenar e lembrar o estilo de vida rural familiar.