- Área: 100 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:André Klotz
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do espaço de 100m² para a marca Selo (sapatos artesanais) levou o MNMA studio a criar uma atmosfera de escapismo. Como premissa de todos os projetos desenvolvido pelos studio que se apresenta de forma transdisciplinar, a ideia sempre começa de fora para dentro, a definição da entrada e acessos foi resultado da nivelação da calçada e tornar acessível o espaço a todos, isso foi o norte para todas as demais decisões para compor o layout.
Havia o desejo de criar uma fachada limpa, asséptica, em contraste ao entorno caótico da cidade de São Paulo e que representasse leveza nos materiais escolhidos: concreto, e cimento a partir de pigmentação natural e promovesse um “respiro” visual ao entorno. Nesse processo de curadoria de materiais, e no decorrer da obra, o studio decidiu assumir no piso as falhas apresentadas por trincas, ocorridas pelo trabalho mecânico do contrapiso e preencher com pó de ouro, para lembrar o passado e enaltecer de forma positiva a passagem no tempo, recorrendo a antiga técnica japonesa Kitsungi.
No banheiro foi feito uma cuba com desenho sob medida para o projeto em granito flameado ( técnica que carboniza a pedra). O mobiliário pontual, com peças originais dos anos 50. No interior da loja foi criado um átrio com uma claraboia que transmite ainda mais a passagem do tempo, trazendo para o espaço a relação com a natureza e promovendo a iluminação de forma natural do ambiente. Os arquitetos queriam que as pessoas ao olhar para cima, lembrassem de como estamos “ todos sob o mesmo céu” e criar essa relação de perspectiva com a escala humana, “ uma exaltação ao trabalho do artista James Turrell”