- Área: 197 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Daniel Ducci
Descrição enviada pela equipe de projeto. A imagem no teto da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, Minas Gerais, provocou impacto e ficou na memória do adolescente que, pela primeira vez, entrava no templo construído no século 18, sobretudo porque o cordeiro e a cruz ali retratados invertiam de posição à medida que se caminhava para os fundos da nave. Quase duas décadas depois, o arquiteto Samuel Kruchin voltou a Ouro Preto para apresentar um trabalho e retornou à igreja também para procurar entender como aquilo acontecia. Durante a visita, transferiu para o papel a geometria que criava a sensação.
Anos depois, a Kruchin Arquitetura foi contratada para desenvolver o plano diretor de um condomínio residencial de alto padrão que seria implantado em Nova Serrana, cidade da região centro-oeste daquele estado. O trabalho envolveu, além do parcelamento do solo, a definição da posição de alguns elementos de uso comum do condomínio. Em 2010, Samuel convenceu o incorporador responsável pelo empreendimento a implantar no condomínio uma capela de caráter ecumênico. Kruchin recuperou o croqui esquemático que fizera da geometria do interior da igreja barroca, tomando-o como matriz para o projeto da capela. Dessa forma, pode-se dizer que o templo de Nova Serrana traz, nas formas, a essência da Nossa Senhora do Pilar.
A edificação foi construída à beira de uma represa que pode ser observada de quase todos os terrenos. Mais que um espaço para práticas religiosas, a edificação – que é, ao mesmo tempo, construção e escultura – sugere reflexão, tornando-se um espaço para onde os moradores se dirigem em busca de tranquilidade. A capela possui uma base elíptica com as paredes inclinadas e forro convexo resultando numa composição onde as curvas se manifestam em várias direções. Para dar forma ao templo, recorreu-se essencialmente ao concreto, explorando as possibilidades do material que moldou-se como se internamente a construção fosse constituída por um único plano.