- Área: 428 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:David Frutos
-
Fabricantes: Daikin, Porcelanosa Grupo, Roi, Sancal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Levitt está localizada na urbanização de La Moraleja (Alcobendas) e foi originalmente construída em 1983, quando possuía um nível térreo e primeiro andar. O processo de extensão da casa (ampliada em 108 m2) foi realizado seguindo critérios de sustentabilidade e utilizando como base os 3 materiais pré-existentes da casa (telha de concreto, madeira e tijolo), com os quais é alcançado um design moderno e atual.
Para realizar a extensão, toda a casa é demolida, exceto 3 das 4 fachadas e 25% do telhado e do piso do primeiro andar. Uma vez demolida, a casa é estendida para o jardim interior do terreno. Além disso, graças a essa extensão e ao novo projeto de escada, um novo nível é construído sob a cobertura. No que se refere aos critérios de sustentabilidade utilizados, a nova fachada localizada na extensão foi concebida como fachada energética.
As janelas permitem o uso como coletor de calor no inverno e permitem maior ventilação cruzada na casa durante o verão. Por outro lado, e para permitir o controle solar completo, foram instaladas venezianas de madeira que também servem para conferir privacidade e segurança ao lar. Finalmente, tanto a estrutura dessa fachada quanto a carpintaria foram feitas de madeira, sendo este um material sustentável.
Outros sistemas de energia utilizados nas habitações são o excesso de isolamento, a instalação de uma máquina aerotérmica para climatização com um apoio de painéis solares térmicos. Em relação ao design de interiores, foi realizada uma redistribuição de toda a casa, onde o eixo central da mesma é a escada que permite a visualização em todas as direções da casa a partir da sala de pé-direito triplo.