- Área: 511 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Brad Feinknopf
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dedicada ao cultivo da floresta urbana, a Tree Pittsburgh queria uma sede sustentável que proporcionasse aos funcionários e voluntários acesso fácil às 100000 árvores que cultivam e plantam a cada ano. Situado em uma antiga usina de aço acima do rio Allegheny, o edifício simples e aberto é composto por nove módulos com pé-direito duplo, pré-fabricados na vizinha Clarion, Pennsylvania. O uso de módulos pré-fabricados reduz o desperdício de construção no local e cria um envoltório térmico para o edifício.
Os módulos se apoiam na terra, ancorados por estacas de fundação que comprimem, em vez de deslocar o solo existente. Portas e janelas estrategicamente posicionadas capturam vistas e trazem luz. Uma varanda longa e linear serve como um espaço ao ar livre para a equipe relaxar e para os convidados se reunirem em eventos. Os painéis solares fotovoltaicos do telhado voltado para o sul fornecerão sua energia, ajudando a Tree Pittsburgh a ser autossuficiente energeticamente. Um tanque de água com temperatura controlada de 3000 litros fornece ao campus sua água potável enquanto sensores alertam a equipe quando a oferta é baixa.
O acesso limitado a empresas de serviços públicos e o solo contaminado por causa das indústrias são dois aspectos que impulsionaram a questão da sustentabilidade do projeto. Uma camada de mais de 1,80 metros de solo limpo foi adicionada em todo o local e a fundação do helicoidal limita a perturbação do solo. A pré-fabricação ajudou a limitar o desperdício de construção e levou a um edifício selado termicamente montado em um ambiente controlado. Dadas as fontes de financiamento, a equipe de projeto equilibrou o uso de energia na construção com a capacidade de produção, tamanho e custo da matriz fotovoltaica. O material do telhado, a massa e a orientação do edifício, e o envelope térmico foram cuidadosamente projetados para maximizar o impacto da matriz e minimizar o uso de energia. A utilização de materiais naturais e renováveis, vidros triplos, janelas operáveis, instalações hidráulicas de baixo fluxo, iluminação de alta eficiência e captura de águas pluviais o tornam um dos edifícios mais ambientalmente responsáveis da região.
Os sistemas de construção em escala residencial atuam como ferramentas de demonstração para os visitantes. O aquecimento e o resfriamento de espaços parcialmente ocupados são fornecidos por unidades sob demanda e toda a água da chuva do telhado é coletada em barris para irrigação. O fornecimento de água por meio de um serviço público não estava disponível; portanto, toda a água potável é entregue em um tanque de armazenamento que emprega um filtro de carvão e um sistema ultravioleta para limpar ainda mais a água. Se as regulamentações estaduais mudarem, o sistema poderá ser adaptado para alimentar o tanque de água de abastecimento com a água da chuva coletada. O impacto do projeto pode ser sentido em escala urbana: um local industrial danificado e poluído se transforma recebendo milhares de árvores que melhoram a qualidade do ar, e um edifício que dispõe informações aos visitantes sobre estratégias sustentáveis em suas próprias casas.