- Área: 9000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Valts Kleins
-
Fabricantes: EQUITONE, AutoDesk, Keraterm-bloki, Mapei, Paroc, Ruukki, Siguldas Bloks, Trespa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Malta, uma cidade na Letônia, dificilmente poderia ser comparada ao seu homônimo do sul em termos de clima, no entanto, sua paisagem é igualmente bonita. Os arquitetos Maris Krumins e Rasa Kleina, da SAALS, contribuíram para a conversão de um prédio escolar de traços soviéticos em um novo salão multifuncional. Os edifícios escolares foram reformados recentemente e, de acordo com as regras dos fundos estruturais da UE, é proibido realizar quaisquer transformações por um período de cinco anos. Consequentemente, a nova construção se destaca como o objeto de maior sucesso em termos visuais. O salão multifuncional recém-construído está situado no centro do complexo e une todos os quarteirões, fornecendo acesso ao salão por meio de ambientes internos, o que é especialmente importante para crianças que se dirigem ao refeitório e ao espaço de esportes na estação fria, ou separadamente, através entrada principal do hall.
Os volumes do edifício são de alturas diferentes e criam uma composição original vista de cada ângulo, a visão se funde com as que surgem. A fachada apresenta um design de cores contrastantes em azul, laranja, vermelho e verde, enquanto seu acabamento em madeira cria uma transição visual da superfície de uma cor para outra. Cada fachada tem sua própria cor. Para que a presença de cores não seja muito gritante, há uma fachada dupla de ripas de madeira dispostas na diagonal, que subjugam as paredes dos painéis sanduíche pintados industrialmente com sua tonalidade acinzentada.
Para que o acabamento em madeira fosse sustentável, os autores do projeto dedicaram muito tempo ao estudo dos agentes de processamento de madeira e, como resultado, as peças de madeira na fachada foram tratadas com sulfato de ferro. Este método é utilizado na construção de fachadas de madeira há anos e garantirá sua sustentabilidade. Devido à formação arquitetônica e ao design de acabamento duplo, as fachadas adquiriram um aspecto dinâmico e divertido: quando as condições de luz e o ponto de vista do visitante mudam, as nuances de cor também mudam, apresentando uma referência interessante à coloração dos edifícios circundantes.
Em condições orçamentárias limitadas, é necessário realizar a reforma interior com um custo mínimo. No bloco escolar, paredes internas brancas acentuam algumas das cores empregadas na orientação do painel sanduíche para os alunos. O design de interiores não foi incluído no concurso do projeto, no entanto, os arquitetos criaram um interior que, em contraste com a coloração ao ar livre, é lacônico em preto e branco. O salão é destinado a eventos e shows, separado de uma cantina de dois andares e espaço para café com paredes dobráveis em painéis de madeira pintada de preto. Eles podem ser abertos ou fechados para ajustar o salão de acordo com a escala do evento ou outras necessidades.