-
Arquitetos: Bernardes Arquitetura
- Área: 2650 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Alwitra, Didini, Eurocentro, Guillaume Janseen, Mix Design, Stone
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Bela Vista é o resultado das interseções entre tipos de habitação aparentemente divergentes: uma casa pátio, disposta em planta quadrada; e blocos lineares sobrepostos inseridos na topografia por muros de contenção cuidadosamente inseridos no terreno. Essas diferenças são responsáveis não apenas pela inserção da casa na paisagem, que cria um contraste entre o embasamento topográfico e o volume transparente que o encobre, mas também pela divisão de funções sociais e íntimas.
A diferença de níveis entre essas áreas gera acessos de carros independentes, o que facilita a gestão do estacionamento de visitantes, moradores e prestadores de serviços. Os volumes que cobrem a montanha, que redesenham seu perímetro com vista para o vale, em formato quadrado, acomodam quartos e áreas de estar privativas.
Além disso, o volume de vidro construído em torno de um pátio abriga todos os espaços sociais da casa: estar, recepção, jantar, entre outros. Suas vidraças são protegidas por malhas translúcidas automáticas para regulagem de iluminação térmica e natural. Circulações horizontais e verticais ocorrem em torno do pátio, que funciona como um jardim de chuva. Seu telhado recolhe a água da chuva e a direciona para o pátio, onde é coletado para reutilização como água cinza na casa.
O volume oposto, parcialmente inserido no terreno, dá suporte à piscina e atividades ao ar livre, com comodidades como: sauna, academia, churrasqueira e outras. A piscina linear e o deck que os conecta se inclinam sobre a paisagem criando uma borda infinita no embasamento. A única parte da casa desconectada do embasamento, mas que permanece inserida no morro, é um volume de granito privado que contém quartos de hóspedes.