-
Arquitetos: CannonDesign
- Área: 120000 ft²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adrian Williams
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Alumicor, AutoDesk, Brampton Brick, Horizon Concrete Construction, ROCKWOOL, Robert McNeel & Associates, Special-Lite, Ten Plus Architectural Products, Tremco, Trimble Navigation, Vicwest Building Products, Walters
Descrição enviada pela equipe de projeto. Resultado de uma parceria dinâmica entre a YMCA de Hamilton | Burlington | Brantford e Wilfrid Laurier University, a Laurier Brantford YMCA revitaliza a cidade de Brantford como um centro de saúde, lazer e bem-estar da comunidade. Os dois clientes trabalharam juntos através de um processo de projeto altamente colaborativo, que garantiu com que todas as ideias e possibilidades fossem descobertas e que as necessidades fossem melhor atendidas ao modelar um projeto para criar novas oportunidades para estudantes e residentes locais.
Localizado na confluência de uma orla dinâmica da cidade, o centro é concebido como um projeto integrado que oferece ao público uma experiência unificada e coesa, afirmando uma nova identidade para a região e para a cidade como um todo. O projeto se concentra em três temas - memória, movimento e paisagem -, pois se baseia nos ritmos e padrões dos edifícios que anteriormente preenchiam o local, criando novas possibilidades.
O projeto revitaliza o centro da cidade e cria oportunidades para a recreação. A instalação de 120.000 m² inclui: um centro aquático para natação em raias, aulas de natação, condicionamento, terapia aquática e lazer; uma área dedicada a cuidar de crianças; cinco vestiários inclusivos para famílias e todos os sexos. Além disso, existem quatro vestiários adicionais para os eventos de atletismo de Wilfrid Laurier; área juvenil para programas focados em desenvolvimento recreativo, social e de liderança; uma academia dupla projetada para esportes e competições, com capacidade para 860 pessoas no estádio retrátil e um espaço de apoio para primeiros socorros e terapia atlética; áreas abrangentes de cardio e musculação com recursos de WiFi para programas de condicionamento físico e acesso a aplicativos; um único espaço de academia para outras oportunidades e programas de recreação; salas de consulta de admissão de saúde para programas de assistência médica especializados baseados na comunidade em parceria com a Hamilton Health Sciences e o Brant Community Healthcare System; três estúdios para uma grande variedade de aulas de ginástica em grupo, incluindo ciclismo e dança, entre outros; espaços polivalentes para programação social, educacional e cultural; um lounge para estudantes Wilfrid Laurier para trabalho em grupo e socialização
O projeto recebeu um prestigiado prêmio Progressive Architecture (P/A) da revista Architect em 2012, quando estava ainda em desenho. Nesse ponto, o júri disse sobre o projeto: "Ele traz um bairro histórico para o século XXI".
O projeto é significativo para o seu local, pois substitui os espaço vazio e está integrado a uma encosta inclinada para garantir que seja visualmente agradável e apropriado. No interior, o edifício recebe luz natural abundante e vistas panorâmicas dentro e fora do edifício. O projeto foi adiado por 18 meses devido a uma extensa escavação arqueológica que desenterrou mais de 400.000 artefatos que datam de 500 aC ao século XXI.