- Ano: 2019
-
Fotografias:Edmund Sumner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao invés de uma tradução literal da "estética Bauhaus", propusemos uma experiência arquitetônica que evoca tanto seus valores originais, quanto seus desvios atuais. Nosso desenho explora um rigoroso sentido de ordem, uma espécie de objetividade normativa, com uma visão oblíqua em relação ao material de arquivo. Beyond Bauhaus, segundo nossa visão, pode ser entendida como uma forma de transparência onipresente: um espaço precisamente regulado e, ao mesmo tempo, universal, que promove certo mistério, curiosidade e uma variedade infinita de encontros humanos (tropeços do acaso).
Deste modo, o formato proposto para a exposição é uma estrutura aberta: um interior sem paredes. Segundo o tamanho, proporção e posição dos três pilares existentes na galeria, agregamos uma série de doze pilares temporários para formar uma sala hipostila. O espaço resultante fica, então, transfigurado em um denso, quase sólido e labiríntico, ambiente. Cada pilar pode ser percebido como um elemento silencioso dentro da formação regular. As três cores secundárias (aquelas derivadas das básicas) são a única indicação para "ler" os três capítulos em que se divide a coleção de peças originais da Bauhaus.
Vagando pela galeria, os visitantes encontram uma série de figuras únicas flutuando no espaço. Essas formas básicas, em diferentes tamanhos e alturas, são perfurações (mais do que buracos, mas menos do que janelas) que permitem que esse conteúdo seja revelado dentro de cada pilar. Ao evitar a implantação do material nas paredes da sala, ocultando-o dentro das colunas, reagimos a duas variáveis que nos pareciam relevantes: por um lado, pensando que o conteúdo é eminentemente bidimensional, por isso precisa ser configurado em uma apresentação tridimensional; por outro, pensando que, embora sejam peças de conservação histórica, não foram concebidas como obras de arte, mas como parte de um processo.
Portanto, a trama de pilares é entendida como um depósito, como um arquivo aberto sem frente nem costas. Seu interior é um pequeno teatro, uma tela em branco de fundo, para que a coleção seja suspensa (com andaimes de madeira informais que estruturam púlpitos, cabides, prateleiras, pedestais, etc.).